domingo, julho 23, 2006

Bwinliga... bwalha-me Deus!

A comissão executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) comunicou na sexta-feira passada que o campeonato português de futebol da I Liga passa a designar-se, na próxima temporada, por Bwinliga.

Mas porquê Bwinliga, perguntarão os leitores mais desatentos?

Porquê este nome de ressonância cabalística, que evoca uma qualquer sociedade secreta - ou, noutro registo, um ruído onomatopaico que ocorresse quando esticássemos as ligas da nossa parceira, para logo a seguir as largarmos sadicamente?

Certamente se lembrarão de que há cerca de um ano vem sendo referido que a LPFP celebrou um contrato de patrocínio com um organizador de jogo clandestino on-line chamado betandwin.

Pois bem: o Governo de Portugal finalmente acordou para o facto de que a publicidade ao jogo efectuada através desse contrato de patrocínio viola grosseiramente o art. 21.º do Código da Publicidade, que proíbe a publicidade aos jogos de fortuna ou azar como elemento essencial da mensagem. E começou a aplicar coimas, as primeiras na bela maquia de 44 mil euros para cada um dos infractores - liga e empresa de jogo.

Daí o "golpe de rins": a mesmíssima empresa continua a ter um contrato de patrocínio com a mesmíssima liga. Só que, para atirar poeira para os olhos de todos, a tal empresa passa a chamar-se bwin.

Pretendem certamente esgrimir o argumento de que a sua designação deixa de referir "bet" (aposta) e "Win" (ganha), para com isso concluirem que a mensagem publicitária já não são os jogos de azar...

Vaticino um futuro sombrio para esta manobra: a realidade é que o site continua a chamar-se betandwin (agora também acessível através do endereço www.bwin.com) e continua a ser um site de jogos de fortuna ou azar. Ou seja, o que a Liga está a publicitar é a mesmíssima actividade ilegal.

Compreendo - embora não aceite - que uma empresa de jogo clandestino use de todos os artifícios para continuar a prosseguir a sua actividade.

O que não compreendo nem aceito é que o Futebol Português esteja nas mãos de pessoas que não hesitam em associar-se a operadores de actividades ilegais, nem a aderir às suas manobras de diversão.

Quem perde são os Portugueses, cuja mais prestigiada competição desportiva passa a ser designada pelo nome absurdo de bwinliga. (Mas porquê? Já agora Liga-Bunga ou Gunga-Liga, ou Liga-Duh...)

O que apetece perguntar é se algum Português se identifica com um Campeonato de Futebol com este nome.

É em mãos como estas que está o Desporto-Rei... Bwalha-me Deus.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?